Diariamente a gente convive com lojistas mencionando uma redução considerável na venda de bikes. Não sei se esse e o seu caso também, se for, a gente foi atrás de lojistas que mesmo em período de baixa conseguiram compor o faturamento sem perder força e evitar cair na armadilha de só vender preço. Confere ai...
Cadastro dos clientes para recompra: Isso parece bobeira, mas, a maioria das bicicletarias não fazem ordem de serviço nem cadastro do cliente, principalmente quando é uma venda cotidiana, pneu, câmara, conserto... Isso implica em você não poder usar o contato daquele cliente para divulgar os seus lançamentos, novidades e ofertas.
Experiência: O cliente pode até chegar até você com uma demanda, uma bike nova, consertar a bike atual, mas no fundo, ele busca uma experiência diferente, um encantamento, ser chamado pelo nome, um mimo personalizado, qualquer coisa que faça sentido pra ele ver sua loja como uma opção diferente das demais e optar por ela da próxima vez que precisar.
Confiança: Já pensou se o cliente for fazer um orçamento e sentir que você conhece menos do produto que ele? As vezes a bike dele custa mais do que o próprio carro, as vezes ele ta buscando comprar uma bike com as economias de um ano todo, está dispondo de tudo que tem, por isso, cuidar da postura e das palavras ao apresentar-se, a sua empresa ou seus produtos é extremamente importante.
Padrão: Considero que mecânico é tipo barbeiro, quando a gente acostuma com um, dificilmente a gente fica trocando... Será que os seus serviços seguem um mesmo padrão? Já perguntou para o seu cliente depois de usar a bike que você revisou, se ficou dentro do esperado? Se ele tem alguma coisa para detalhar? O pós venda ou pós atendimento é essencial para você entender a visão do cliente.
Venda complementar: Por último e não menos importante, a maioria dos lojistas sabem da importância que a venda de acessórios tem para o faturamento. Além de aproveitar o cliente dentro da sua loja, você contribui para aumentar a experiência desse cliente com a sua loja, com o seu trabalho. Um cliente satisfeito indica você onde ele pedalar...
E aí, o que achou dessas dicas?
Lembramos que muitas lojas já fazem isso e muitas outras ações de retenção do cliente, e estão de parabéns!
Tem outras ideias que a gente consiga compartilhar com outros lojistas e ajudar os parceiros do nosso segmento? Responde pra gente nos comentários, compartilha conosco outras ideias pra gente fazer o ciclismo cada vez mais forte.
Espero sua resposta, se gostou, se não, como podemos melhorar, sobre o que você gostaria de ver aqui, quais temas seriam legais falarmos, queremos muito compartilhar conhecimento que agregue de alguma forma pra você e pro seu negócio!
Eu sou o Rodrigo, por hora, agradeço por destinar um pouco do seu tempo em ler esta mensagem, me coloco à disposição para quaisquer dúvidas ou novas oportunidades de negócios. Você me encontra nas redes sociais também, o meu perfil pessoal, @rodrigorlsoficial
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Um abraço, fui...
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