O Valor Além do Preço: Estratégias que Impulsionam as Vendas no Varejo
Qual é o segredo para uma empresa vender mais? A resposta parece simples: ter o menor preço, certo? Mas, na real, as coisas não são tão diretas assim. Vamos explorar esse conceito e entender como o valor e planejamento estratégico vão muito além do preço quando se trata de aumentar as vendas no varejo.
![](https://static.wixstatic.com/media/f12644_e82e8be888fb41eb933b05c80398a96d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_588,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/f12644_e82e8be888fb41eb933b05c80398a96d~mv2.jpg)
A Armadilha do Preço Baixo
Oferecer preços competitivos é uma tática importante para atrair clientes, mas depender unicamente dessa ferramenta sem estratégia pode não ser a melhor abordagem. Estudos no varejo têm revelado que a geração de valor é uma alternativa muito mais poderosa para impulsionar as vendas e o lucro do que simplesmente baixar os preços.
Dados Falam Alto
Pesquisas realizadas em shopping centers, por exemplo, demonstram que o consumidor moderno busca mais do que apenas redução de preço. Um estudo da Deloitte apontou que 50% dos consumidores estão dispostos a gastar mais em lojas que ofereçam uma experiência positiva, shopping centers usam isso com maestria. Isso significa que a qualidade do atendimento, a personalização da compra, ambiente e a sensação de valor são aspectos igualmente (se não mais) importantes do que o preço em si.
O Caso das Bicicletarias
Vamos analisar um cenário do mundo das bicicletas: Pense em duas bicicletarias, com as mesmas bicicletas, adquiridas pelo mesmo fornecedor, no mesmo preço, mas com abordagens diferentes de comercialização. A primeira loja investe em margens menores, mas não possui presença online nem estratégias de divulgação. A segunda loja, por outro lado, trabalha com margens maiores, investe em marketing digital, possui um site e mantém uma presença ativa nas redes sociais.
Os números contam uma história interessante. A segunda loja, mesmo com preços mais altos, tem uma abrangência de divulgação muito maior. Com o alcance de 10 mil pessoas mensalmente na média, sua visibilidade é significativamente maior do que a primeira loja que atende os mesmos 200 clientes recorrentes, e que não investe na busca de novos clientes. Essa exposição ao público alvo aumenta a percepção de valor da marca, transformando-se em vendas efetivas no curto e no longo prazo.
Valor que Gera Resultados
A conclusão é clara: o valor percebido pelo cliente vai muito além do preço do produto. O cliente que te diz não hoje por falta de condição de compra, considere ele como um cheque a prazo, um dia ele vai entrar na sua conta! É um fator matemático, se de cada 100 clientes você vende pra 1, se atender 1000 clientes, vai vender para 10. Se atender 10mil, vai vender para 100! O investimento em estratégias que agreguem valor, como um atendimento personalizado, presença online ativa, divulgação direcionada e a criação de uma experiência positiva, tem o potencial de gerar resultados surpreendentes.
Qual é a Sua Opinião?
Diante de tudo isso, compartilha com a gente o que você pensa: qual é o papel do preço em suas vendas? Você acredita que oferecer preços mais baixos é a única forma de atrair e manter clientes? Ou acredita, como as pesquisas indicam, que a geração de valor é um caminho mais lucrativo no médio prazo para o seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários!
Espero que tenha contribuído para o seu conhecimento e ajude você a desenvolver estratégias para bombar nesse fim de ano.
Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS Representações, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há quase 30 anos e o meu compromisso com esse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.
Já sabe né, se gostou, deixa aquele curtiu aqui abaixo no canto direito, compartilha com mais 2 amigos que você acha que pode fazer diferença pra eles.
Siga nossas redes sociais, todo dia tem um conteúdo relevante pro seu negócio!
📍Instagram: https://https://www.instagram.com/prowestoficial
📍Facebook: https://www.facebook.com/prowestoficial
Comments