No dinâmico universo das bicicletarias e bike shops, a evolução para o ambiente digital frequentemente envolve mais do que simplesmente ter um site ou vender em plataformas de e-commerce. A mística que envolve o conceito de estar presente online muitas vezes restringe-se a esses aspectos superficiais. No entanto, uma abordagem mais eficaz para se destacar no mercado digital é a adoção de estratégias de multi canais, utilizando ferramentas como WhatsApp e redes sociais para engajar e converter novos clientes.
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A Potência das Redes Sociais e WhatsApp
É compreensível que muitos pequenos bicicleteiros associem a presença digital apenas a ter um site ou vender produtos em plataformas como Mercado Livre e outros. No entanto, o cenário digital atual vai além disso. As grandes corporações reconheceram a eficácia dos canais de comunicação mais diretos, como o WhatsApp, para estabelecer conexões mais humanas com seus clientes. Afinal, o atendimento presencial e personalizado ainda é crucial.
As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, são ferramentas poderosas para alcançar novos clientes. Através de postagens que gerem valor e conteúdo relevante ao que o seu negócio propõe e o seu público tem interesse, as bicicletarias podem construir uma presença online que atrai ciclistas e clientes sem sequer ter um parafuso anunciado. No entanto, a mágica verdadeira acontece quando essa interação digital se estende para o WhatsApp.
A Jornada do Cliente em Multi Canais
Imagine um cenário em que um cliente em potencial vê uma postagem interessante sobre bicicletas na página da bicicletaria no Instagram. Essa postagem desperta o interesse dele e, em vez de simplesmente acessar o site, ele opta por enviar uma mensagem no WhatsApp da loja, fazendo perguntas específicas e indo direto pra solução do interesse dele. Esse é o primeiro passo da jornada de conversão.
Através do WhatsApp, o atendimento personalizado e rápido é possível. O cliente pode tirar dúvidas, receber recomendações e até mesmo obter informações sobre produtos em estoque. Essa conexão humana cria confiança e estabelece um relacionamento, algo que é mais difícil de alcançar em plataformas exclusivamente de e-commerce e anúncios.
O próximo passo é a visita física à loja. Com a confiança já estabelecida no ambiente digital, o cliente sente-se à vontade para entrar na loja, experimentar bicicletas e fechar a compra de maneira presencial. A jornada de conversão se completa, e a bicicletaria cria uma experiência completa e satisfatória para o cliente.
Como é a sua atuação, hoje?
Diante de tudo isso, compartilha com a gente o que você acha sobre essa estratégia mais humanizada de união entre o digital e o presencial: O que falta pra você atribuir esse tipo de atendimento na sua loja? Deixe sua opinião e dúvida nos comentários!
Espero que tenha contribuído para o seu conhecimento e ajude você a desenvolver estratégias para bombar nesse fim de ano.
Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS Representações, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há quase 30 anos e o meu compromisso com esse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.
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