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Como vender mais em Dezembro

Rodrigo Silva

Confesso que fiquei pensativo em escrever sobre esse tema por parecer ser algo muito clichê, mas em contato frequente com bastante clientes, em virtude das instabilidades momentâneas que vivemos, senti uma certa desmotivação nos próprios donos de lojas e bicicletarias, o que é no mínimo incomum pra época, por isso, achei relevante falar sobre.



Se tudo der errado, existe no mínimo o dobro de dinheiro girando ne economia, por si só, isso já é um motivo pra você se posicionar de forma a requerer esse ganho de volume, isso vem através do 13º salário de qualquer pessoa que esteja empregado.


Por isso, sai da roda, mete a cara no vento e vem conferir alguns passos pra você liderar esse pelotão pra vender mais no mês de Natal!

  • Esteja e mantenha os atendentes e vendedores motivados

A motivação é algo que deve ser trabalhada sempre. Mas nessa época os vendedores devem se superar e demonstrar ainda mais entusiasmo e animação.

Isso não é tão difícil de conseguir, uma vez que a magia do Natal já inspira esse tipo de sentimento, o cliente já está impactado pela grande mídia que o bombardeia diariamente com informações de que consumir é o poder.

Demonstrar ao seu time o quanto eles podem receber de comissão e premiações com o aumento das vendas (se for o seu caso), pode funcionar como um gatilho para ativar a motivação necessária.

  • Capriche na melhor decoração de Natal que puder

Esta é uma data especial e você precisa despertar esse sentimento nos consumidores assim que eles entrarem na sua loja.

Quanto mais envolvente for a decoração de Natal, mais eles se sentirão no clima e você poderá impulsionar as vendas pela emoção despertada.

Então, fuja do simples e do convencional e supere as expectativas criando um cenário memorável para o seu ponto de venda. Algumas lojas adesivam um espaço onde o cliente pode tirar fotos para postar, algo que faça sentido para o cliente e para a sua loja também.

Lembre-se de que o retorno alcançado fará valer a pena todo o investimento, não só durante, mas principalmente o período de Natal!

  • Realize eventos dentro e fora da loja

Atrações especiais dentro e fora do ponto de venda são excelentes estratégias para atrair a atenção dos clientes e deixá-los curiosos.

Eles sentirão o entusiasmo da loja e vão querer entrar para descobrir o que há de interessante. Locutores, pipoca, algodão doce, brinquedos infantis (caso você venda bicicletas para esse público) são ótimo atrativos para fluxo na loja.

Para essas ações serem um sucesso, divulgue com antecedência nas suas redes sociais, grupos de pedal da sua cidade, região, mantenha a loja com luzes piscantes e coloridas, músicas natalinas e alguém com gorro de papai noel para recepcionar quem for chegando, fazendo o bom papel de anfitrião, afinal, ela precisa se sentir em casa.

Lembrando que ter um belo Papai Noel (de brinquedo ou humano) também pode ser um chamariz para crianças e isso levará os pais a entrarem na loja.

Enfim, faça algo que realmente chame a atenção do seu público alvo!

  • Reduza o tempo de espera do cliente

Para que todo o seu esforço não acabe em frustração, na hora de negociar vendas nesses períodos, proporcione agilidade, principalmente quando os pais estiverem com filhos.

Isso vale especialmente para lojas que não tem um ambiente de espera confortável, onde o cliente tem que aguardar de pé, em fila ou então cuidando dos filhos enquanto uma bike é finalizada para entrega.

Ofertar a entrega gratuita é uma alternativa muito vantajosa em dias de fluxo grande, isso evita que o cliente fique aguardando demais, o que aumenta o nível de satisfação em geral.

Se mesmo assim o movimento for tão grande a ponto de gerar fila na entrega ou nos demais processos, tente tornar o momento de espera mais agradável e divertido para o cliente, principalmente se tratando do público infantil.

Sua loja pode disponibilizar Wi-Fi grátis para quem espera ou então exibir conteúdos importantes e/ou divertidos em uma tela de vídeo, por exemplo.

  • Faça campanhas para atrair o consumidor

Se nessa época do ano você já vende mais sem grandes esforços, imagine se fizer algo para impulsionar as vendas com promoções bem direcionadas?

Promova sorteios divulgando-os nas suas redes sociais, seja para atrair o cliente para a sua loja ou para o seu catálogo de produtos do Whatsapp / site, certifique-se de que seu público saiba disso tudo!

Faça promoções exclusivas para os seus melhores clientes e outras para reativar clientes que não compram há algum tempo.

Envie mensagens de whatsapp, faça postagens nas redes sociais, ligações telefônicas, etc. Use todos os recursos para trazer ainda mais clientes para a loja.

Pense sempre em fidelização. Aproveite a oportunidade para encantar o cliente o máximo que puder e reter boa parte do público que visitar sua loja no período de Natal. Lembre-se de que não é toda a cidade que precisa passar pela sua loja, mas se 1% das pessoas passarem, que você faça o seu melhor pra que todas elas levem alguma coisa. "Quem quer atender todos, não atende ninguém!"

  • Ofereça o parcelado sem juros como forma de pagamento

Em um ano de recuperação da economia, você já pensou na quantidade de pessoas que está reorganizando suas dúvidas, fazendo acordos, usando o 13º para regularizar o crédito e não pode pagar tudo de uma vez?

Se ainda não, você deveria. Esse público é grande e você não pode desperdiçar nenhuma oportunidade de venda neste Natal. Calcule seu preço embutindo a antecipação dos seus recebíveis na máquina de cartão e ofereça ao cliente uma forma de parcelar em X vezes sem juros, isso interfere demais no poder de decisão final do cliente.

Se você oferta crediário próprio, usar um meio de consulta aos órgãos de proteção ao crédito é fundamental para não sofrer golpes, principalmente em dias mais movimentados onde uma análise pode gerar um tempo.

Dessa forma, é possível impulsionar as vendas de Natal sem se preocupar com o crescimento da inadimplência.


E aí, tem mais alguma dica que você queira compartilhar como outros lojistas? Escreve aqui nos comentários, com certeza será de grande utilidade!


Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS Representações, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há quase 30 anos e o meu compromisso com esse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.


Já sabe né, se gostou, deixa aquele curtiu aqui abaixo no canto direito, compartilha com mais 2 amigos que você acha que pode fazer diferença pra eles.


No mais, desejo que você tenha um Dezembro mágico, que as suas vendas sejam magníficas, nosso time de especialistas estão à disposição caso precisem de algo em emergência!


Que venha Dezembro! 🤶🏻🎅🏽🧑🏼‍🎄


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1 Comment


Muito bom. Despertou para algumas ações simples que podem fazer grande diferença. Vamos tentar, depois não reclamar porque não fez nada

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