Ei Comandante, já é dia 5/10, estamos na reta final de 2022... chegamos há + ou - 30 dias pra início da Black Friday e 60 dias para a semana do Natal, onde historicamente são as semanas com maiores volumes de venda no varejo do Brasil.
Você sabia que é possível fazer campanhas altamente rentáveis pra você fazer história ainda esse ano?
Muitas vezes as ações que você precisa tomar são apenas decisões antecipadas, fazer movimentos antes da ultima hora e poder avisar o seu cliente que pode esperar de você as melhores condições possíveis!
A gente preparou um material com algumas práticas e estratégias de como fazer e acontecer nesse fim de ano, são menos de 5 minutos de leitura, DE GRAÇA, que pode fazer você lucrar muito, confira!
PROGRAME SUAS COMPRAS
Isso mesmo, pra você fazer uma boa venda, precisa programar bem a sua compra. Quando digo programar bem não quer dizer vender nem comprar barato, mas focar em comprar com margem saudável aquilo que é o seu "pão quente". Isso pode ser de acordo com a sua necessidade, mas pode por exemplo, ser uma compra programada, ou uma compra com prazo de pagamento estendido, ou uma compra programada com desconto para pagamento antecipado quando o pedido sair, tudo vai depender da forma de compra que faça mais sentido com o seu fluxo de caixa.
SE ANTECIPE
Eu sei que o momento é instável, que a gente vive um dia após o outro, mas tem um ditado que diz, "quem não arrisca, não petisca", algum risco nós precisamos correr pra fazer a roda girar, seja fazendo algo diferente na fachada da sua loja, colocando uma nova linha de produtos, decorando a loja em períodos específicos, mas tudo isso, não pode ser feito com 1 dia antes da ação, precisa ser pensado, organizado, e, quanto mais antecipado for, maior a chance de você fazer várias ações sem gastar nada!
SALVAR NÚMERO DOS CLIENTES NO WHATSAPP
Existem inúmeras formas de você divulgar, difundir e alcançar o seu cliente através de formas pagas, MAS TAMBÉM TÊM COMO SER DE GRAÇA! Se o cliente vai até você, faça um pré cadastro, informe que quando surge alguma novidade você o encaminhará e assim, poderá aproveitar melhor as ofertas. Salva ele em uma lista separada, pode ser até com papel e caneta, o importante é você ter esse contato!
USE O WHATSAPP BUSINESS AO INVÉS DO WHATSAPP NORMAL
Muitos já utilizam esse aplicativo, principalmente quando o número é o informado nos cartazes, fachadas e materiais da loja. Além de ser mais organizado, ele te permite usar várias funcionalidades que ajudarão você a organizar as conversas por etiquetas, saber quais são referente ao que, e dessa forma, ter mais controle das negociações e respostas dos clientes.
CRIE UM CATÁLOGO NO WHATSAPP
Na ferramenta que acabei de informar, existe um espaço pra você criar um catálogo, DE GRAÇA, de modo muito simplificado! Muitos não utilizam esse espaço e nem sabem que ele existe. Quando seu cliente adiciona você, ele já tem, de cara, acesso a todos os produtos que você colocou nesse catálogo, isso facilita demais pra ele, coloca ele muito mais perto de fechar algo contigo!
FOTOGRAFE TUDO!
Isso mesmo! faça um arsenal de fotos de tudo que você faz, cria ou vende! Seja um adepto do sistema "ver pra crer", faça fotos e vídeos de produtos chegando, saindo, manutenções, antes e depois da manutenção e limpeza das bikes, tire foto do cliente com a bike quando vende-la, crie um relacionamento com o cliente, pergunte a rede social do cliente, poste a foto, marque ele, faça ele saber que você deu importância pra ele! Essas mesmas fotos servirão pra você abastecer o seu catálogo do whatsapp.
HORA DE COMPRAR UM PRODUTO ISCA
Todo lojista conhece seu público alvo, embora a maioria seja voltado para um público de bike 29 de primeiro preço. Se é o seu caso, investir em uma bike com o menor preço possível pra ter como isca e trazer o cliente pra dentro da loja é crucial, não precisa comprar em quantidade, mas ter e saber aproveitar é muito importante! Se o seu público é voltado pra 29 de primeiro preço, uma dica muito massa é a South 29 de aço, uma sugestão, você compra ela com preço entre 600 e 660 e pode por como isca a 899 na loja para determinadas datas! Se o seu público é um público de segundo preço, cliente que já pedala e quer fazer um up-grade, também temos uma pegada muito top com a Prowest de 12v Edição Limitada, sem dúvida, ela vai chamar muita atenção, tem condições de negócio muito boas e você pode programar pra sair quando quiser, daqui para o final do ano. Outro fator importante é que ela gera exclusividade, uma vez que você atua com a marca, ninguém mais atuará na sua cidade!
COMO PROPAGAR ESSAS AÇÕES
Decidiu a data, o produto, já está tudo previsto? Hora de criar a estratégia ideal! Sabe aquela lista de clientes que você tem? Então, ela vai ser muito importante agora! Nós vamos ajudar você a criar um texto padrão, onde você vai começar a falar pra essas pessoas que em tal data vai acontecer tal oferta, que vai ser exclusivo por um período, que custará de tanto por tanto, que ela vai poder parcelar em x vezes e tudo mais que for condizente com os benefícios que você irá ofertar.
PORTAS FECHADAS
Em dias antes, mande fazer um banner ou faixa, coloque pra fora da loja, informe que nos dias x y z atenderão de portas fechadas, serão ofertas exclusivas para quem vier nesses dias, que ele nunca viu nada igual! E importante: NO DIA ESPECIFICADO, FAÇA ISSO! Trabalhe com meia porta e coloque cartazes sobre MEGA LIQUIDAÇÃO, pode ser coisa simples mas bem feita... O importante é gerar um choque no cliente, ser diferente do que habitualmente é, isso, por si só, vai atrair mais clientes, mais fluxo, mais atenção, isso é o necessário pra você converter interessados em clientes e em vendas.
ATENDIMENTO
Não adianta fazer tudo isso se você não estiver disposto a realmente fazer a diferença, entender o cliente e levar até ele a melhor alternativa possível dentro da sua grade de produtos é extremamente importante. Nem todos que vão entrar, vão comprar, por isso, coletar o contato desses clientes é OBRIGATÓRIO para você atuar após esse período! Esteja disposto a negociar, crie uma margem de segurança e dê desconto SIM, além de tudo, o cliente espera sair em vantagem, e é isso que ele vai querer encontrar nessas ocasiões. Aproveite para ofertar outros produtos além do que o que o cliente já está adquirindo, informe sobre os serviços que tem, faça propaganda do seu negócio, afinal, você sabe fazer isso melhor do que ninguém.
Esses são os 10 pontos cruciais para você ativar uma venda de sucesso sempre, mas principalmente em períodos como black friday e natal onde o volume de dinheiro que gira na economia é o dobro do normal.
Você pode estar se perguntando: Tá, mas como vou trazer o cliente pra aproveitar tudo isso?
Na próxima matéria vamos falar de como gerar público para aproveitar as suas ofertas, o jeito pago e o jeito gratuito de fazer isso.
Então, já sabe! Não perca a próxima matéria, vai ser sensacional!
Eu sou João Rodrigo, Consultor, Gestor e Empresário, meu intuito é fazer você lucrar mais compartilhando estratégias comprovadas na prática por clientes em todo o Brasil!
Um abraço, até o próximo post!
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