top of page

O lucro que sua loja ainda não tem!

Rodrigo Silva

“Uffaaa, esse pedal foi puxado! Tudo que eu queria agora era um suco gelado e um bom lanche pra recuperar as forças”...


“Vou te falar, se tivesse um chopp agora, seria o cenário perfeito!”


“Pedalar também é social, poder sair e chegar do pedal em um ambiente onde todos falam das mesmas coisas, você pode sentar e saborear um bom café, um bom lanche, é com certeza um diferencial para atrair novos ciclistas!”



Digamos que esse artigo começou com algumas falas um tanto diferentes, em um formato um pouco diferente, certo?


A ideia era essa!


Há alguns anos eu venho estudando os diferenciais agregadores para as bike shops e lojas de bicicletas ou artigos para ciclismo, conversando com lojistas de todos os tamanhos, ciclistas, não ciclistas, usuários de bikes de aluguel e tantas outras variações.


Na pandemia eu quis falar sobre isso, mas os números que a gente coletou naquele momento eram surreais, muito acima do padrão, por isso, esperei 1 ano todo com o fluxo normalizado para entender os fatores diferenciais e então dividir esse conhecimento com vocês.


É fato que a internet tem, sim, a hegemonia sobre os preços de qualquer tipo de produto, seja esportivo, moda, utilidades, ferramentas e por aí vai... No ciclismo não é diferente. Ao longo dos últimos anos, foram se formando e crescendo negócios ao longo do ciclismo, focados em se especializar na venda em plataformas online, abandonando o mix de produtos e dando foco pra aquilo que gera maior número de vendas, maior rentabilidade no volume, e que em nada se parece com uma loja física, que é onde o consumidor com pelo menos 3 décadas de vida se acostumou a pensar como modelo adequado de consumo.


Pra gente aprofundar no conceito que vamos falar logo mais, precisamos entender a importância que o modelo de loja física ainda tem nesse cenário. Você já se deparou com uma situação onde conhecia uma bicicletaria de bairro até meio desorganizada, mas que tinha tudo que você precisava? Se sim, sabe do que estou falando!


Esse desenho de bicicletaria mudou, na última década o negócio de bicicletas teve uma enorme setorização, é comum você ver cada dia mais centros mecânicos especializados, que atendem tipo de bike x, mas não atende y, ou atende marca x exclusiva, ou ainda, onde você compra a peça na internet e trás ao centro mecânico junto da bike e paga pela ele somente pela manutenção especializada, assim como também é comum você entrar uma loja com N marcas de bikes, alguns acessórios e, naquela loja não ter uma oficina. Pra quem busca especificidade, ficou melhor, pra quem está iniciando e quer entender melhor o que de fato precisa buscar, ficou mais difícil a compreensão do modelo ideal a partir do comparativo visual.


Com a disputa comercial cada vez mais acentuada, esses negócios setorizados se viram na condição de, naquilo em que eram experts, passar a gerar uma experiencia diferenciada aos seus clientes. Antes, grupos de pedal e passeios cotidianos, que eram organizados pelos próprios ciclistas, passam a ter o apoio desses negócios, seja oferecendo sua estrutura para saída e chegada dos pedais, carro batedor, ou até mesmo formando grupos a partir do zero para incentivar novos adeptos e novos clientes.


Daí, começa a ficar cada vez mais notório que existe uma demanda não suprida por algo que complemente e facilite a vida dessa galera. Pense comigo: Se o pedal tem o início a partir da bicicletaria numa terça-feira às 19h, qualquer um que queira participar, precisa estar lá até esse horário, vestido com as roupas adequadas, munido dos itens de segurança, com a sua bike revisada e pronta para uso... Se esse ciclista sai do trabalho às 18h, dificilmente terá tempo de fazer uma refeição antes do pedal, e quando esse ciclista volta do pedal, já com fome, com sede, exausto, se não quiser aguardar chegar em casa, a solução é passar em uma padaria, lanchonete ou conveniência pra suprir essa demanda.



Consegue enxergar o elo entre a demanda que foi se criando no mercado?


Por mais que pareça algo quase inexistente aqui no Brasil, isso já é bem comum nos nossos irmãos mais velhos... Não é possível afirmar com precisão quais foram os primeiros bike shops a criarem essa demanda por bike cafés, já que essa tendência tem se desenvolvido gradualmente ao longo do tempo e em diferentes partes do mundo.


Mas é possível dizer que os bike cafés se tornaram mais populares nos últimos 10 anos, especialmente em cidades com uma cultura forte de ciclismo, como Portland, Amsterdã e Copenhagen. Esses estabelecimentos geralmente oferecem uma variedade de serviços, como aluguel e reparo de bicicletas, além de uma atmosfera acolhedora para os ciclistas e outras pessoas interessadas em um estilo de vida saudável e sustentável.


Nos últimos anos, várias empresas de sucesso surgiram no segmento de bike cafés, como a Vélo Café, em Birmingham, Reino Unido, a The Handlebar Café and Kitchen, em Bristol, também no Reino Unido, e a Rapha Cycling Club, em várias cidades do mundo. Esses estabelecimentos combinam a cultura do ciclismo com uma oferta de alimentos e bebidas de qualidade, criando uma experiência única e diferenciada para os clientes.



Os bike cafés vem ganhando força nos últimos anos e tem sido impulsionada por uma série de fatores, impulsionado bastante pelo aumento da conscientização sobre a importância da sustentabilidade e o crescente interesse pelas atividades ao ar livre e um estilo de vida mais saudável.


Como ter um bike café na minha loja?


A ideia de tornar sua bicicletaria em um bike café ou bike bar pode ser muito interessante, especialmente em locais onde há uma cultura forte de ciclismo e um público interessado em cafés ou bares alternativos e descontraídos.


A combinação desses dois conceitos pode ser uma forma criativa de atrair clientes e oferecer uma experiência única. Um bike café ou bike bar pode oferecer um espaço acolhedor e descontraído para ciclistas e não-ciclistas, com um ambiente amigável e propício para socialização e networking.


Além disso, esse tipo de negócio pode aproveitar o crescimento do mercado de bicicletas e o interesse crescente das pessoas em adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Oferecer opções de alimentação saudável, como saladas, sucos e sanduíches naturais, pode atrair um público preocupado com a saúde e bem-estar.


De início, é válido iniciar com estrutura mais enxuta, focando em ofertar produtos prontos, bebidas enlatadas ou engarrafadas, barras de cereais e outros energéticos para aqueles ciclistas preocupados com a performance. Outra vantagem de iniciar dessa forma é a validação do projeto. Conforme o tamanho da sua bicicletaria, dá pra iniciar sem a contratação de outro funcionário dedicado exclusivamente à esse projeto, assim que ganhar força, você pode fazer maiores investimentos e dar mais robustez pra essa seção.


Uma dica extra é contatar distribuidoras de bebidas, informar sobre o projeto e solicitar mediante comodato, freezer vertical de bebidas, mesa e cadeiras, assim o investimento é ainda menor.


Atualmente, no Brasil existem projetos muito bem-sucedidos com esse modelo de negócio, identificados em sua maioria em Minas Gerais, São Paulo, Sul e Distrito Federal.



Em resumo, um bike café ou bike bar pode ser uma opção interessante para empreendedores que desejam explorar novas oportunidades de negócio e oferecer uma experiência única e diferenciada para os clientes dentro do seu próprio ambiente de excelência.


Agora é contigo, comece por realizar uma análise cuidadosa do mercado e planejar com cuidado todos os aspectos do negócio para assim, garantir sua viabilidade e sucesso.


Partiu empreender?


Conta pra gente o que achou do artigo, da ideia, e se você faria ai na sua bicicletaria...


Espero que tenha contribuído para o seu conhecimento e ajude você a desenvolver estratégias para bombar em 2023.


Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS Representações, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há quase 30 anos e o meu compromisso com esse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.


Já sabe né, se gostou, deixa aquele curtiu aqui abaixo no canto direito, compartilha com mais 2 amigos que você acha que pode fazer diferença pra eles.


Siga nossas redes sociais, todo dia tem um conteúdo relevante pro seu negócio!


📍Instagram: https://https://www.instagram.com/prowestoficial

📍Facebook: https://www.facebook.com/prowestoficial

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page