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O que vai vender bem em 2023?

Rodrigo Silva

Experiência! Aqui poderia ser o fim dessa matéria...



Já ouviu aquele ditado: se não tem tú, vai tú mesmo? Pois é...


O mercado como um todo é algo cíclico, ele mesmo aposenta uma tendencia pra poder criar outra, e assim manter a roda do consumo ativa. Tá, mas o que isso tem haver com experiência e o que vender em 2023? Vamos lá!


Por mais que a gente gostaria, no Brasil, estamos sempre um passo atrás de tendencias tecnológicas e culturais em relação aos nossos irmãos mais velhos, europeus e outros... Por lá, a previsão para 2022/23 foi se desfazer de estoques antigos, projetando uma volta da pandemia que, além de atrasar lançamentos, desabasteceu o bolso daqueles que gerariam demanda para esses lançamentos, logo, começou a existir uma queda brusca no preço em cadeia, que desregulou o mercado e fez com que o mesmo produto tivesse preços e políticas muito diferentes para o consumidor, que claro, acabou optando pelo melhor conjunto da obra, digo, preço e experiência de consumo!


Imagina que você vai comprar uma bike X, ela está disponível em 2 lojas pelo mesmo valor, mas uma é bem iluminada, presta um atendimento detalhado, profissionais interessados na necessidade do cliente, e do outro lado tem uma bike shop onde a oficina é desorganizada, ferramentas sujas, peças novas misturadas com as usadas, não apresenta um ambiente agradável para recepcionar o cliente e ainda tem um atendimento "meia boca"... Qual delas você estaria mais propenso a voltar ou indicar?


Provavelmente você tenha pensado em indicar a que deixou uma melhor experiência de consumo! E é exatamente isso que 2023 promete, recolocar as empresas engajadas na experiencia do cliente em rota de crescimento, e na ótica inversa, dificultar a caminhada para aqueles que só pensam no cliente como um degrau para seu próprio crescimento.


O preço é SIM, algo muito relevante, mas com preços compatíveis, você lojista, tem uma gama de opções de marca que te permite gerar essa experiência, por vários motivos que cito como exemplo abaixo:


  • GARANTIA VITALÍCIA

  • FRETE GRÁTIS PARA AS SUAS COMPRAS

  • PÓS VENDA

  • EXCLUSIVIDADE POR REGIÃO

  • CLAUSULA DE NÃO CONCORRENCIA DIRETA, entre outros...


Se o preço for igual e tiver um desses pontos a favor de uma marca em detrimento da outra, significa muito na hora da sua tomada de decisão, afinal, são valores que poderão ser trabalhados no conjunto da oferta da bike ao consumidor... Ora, se eu tenho a marca X que não me dá nada além do básico, e tenho a marca W que me entrega todos esses atributos, compensa muito mais a marca W que me dá chances de fidelizar o consumidor pelos benefícios apresentados, tudo isso sem falar na identificação que o consumidor cria entre lojista x marca.


Outro fator muito importante é a disposição técnica... É quase uma raridade encontrar uma marca que comercializa bikes abaixo de 3mil reais com uma planta técnica geométrica definida em prol de algum biotipo de ciclista, isso porque o preço é o maior entrave, logo, encontrar uma marca que entrega uma boa ergonomia, um projeto de ciclismo que gere satisfação, saúde e bem estar ao consumidor, é muito atrativo.


Agora que você já está familiarizado com o que eu quis dizer com experiência, é a hora de apresentar uma solução pra exemplificar tudo isso, uma marca que apresenta atributos como estes e ainda assim figura entre as marcas de primeiro preço no mercado, totalmente acessíveis e com uma grafia incrível, são as bikes Pro West, quando puder dar uma oportunidade, você vai se surpreender!

Espero que tenha contribuído para o seu conhecimento e ajude você a desenvolver estratégias para bombar em 2023.


Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS Representações, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há quase 30 anos e o meu compromisso com esse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.


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