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Planejamento, Câmera, Ação!

Rodrigo Silva

Era uma vez, comerciantes que passavam a segunda metade de outubro e o mês de novembro preparando-se para o Natal, focando em vendas que tradicionalmente explodiam só na reta final de de dezembro...



Hoje, estamos em um cenário diferente. O varejo, inclusive no setor de bicicletas, vive uma revolução. De 2012 para cá, a internet transformou a forma de consumo, e eventos como a Black Friday ganharam espaço, se tornando uma data fundamental para o planejamento estratégico.


Ao longo dos anos, os marketplaces, como Americanas, MercadoLivre e tantos outros, moldaram a experiência de compra online. No entanto, com o avanço digital e as crescentes expectativas dos consumidores, a excelência na experiência se tornou uma peça-chave no jogo. Em 2024, não é mais novidade que uma boa logística integrado a um atendimento e pós venda eficientes é o que diferencia uma venda perdida de um cliente fidelizado. A evolução do setor exigiu adaptações constantes, mas o aprendizado trouxe recompensas.


Lá em 2012/13, plataformas e consumidores aprenderam a se ajustar. Os primeiros passos dessa transição foram difíceis, mas ao longo dos anos, especialmente com a ascensão da Black Friday, o mercado se adaptou, moldando os hábitos de consumo para uma antecipação cada vez maior das compras de Natal.


Agora, em 2024, o cenário no segmento de bicicletas é taxativo: a Black Friday em novembro deve superar o Natal em termos de volume de vendas. A expectativa é que a data se consolide ainda mais como o principal momento do ano para os lojistas, superando as tradicionais compras de dezembro. Por quê? Simples: os consumidores estão mais atentos às promoções e, com o incentivo de créditos e parcelamentos oferecidos por bancos e instituições financeiras nos meses de outubro e novembro, a tendência é aproveitar as ofertas da Black Friday para antecipar as compras de Natal.


Além disso, não podemos esquecer o Dia das Crianças que já está logo ali. Para o setor de bicicletas, essa data ainda é importante, especialmente para vendas de bikes sensação do momento, as rebaixadas de manobras, bmx e infantis. Embora não tenha a força de uma Black Friday, o Dia das Crianças serve como um termômetro para medir a preparação, eficiência e o estoque dos lojistas para o grande pico de novembro.


Com isso, 2024 promete ser o ano em que a Black Friday consolidará seu status como o momento mais forte para o comércio de bicicletas. Se por um lado o Natal ainda carrega toda a magia e simbolismo, por outro, a Black Friday se destaca como a oportunidade perfeita para quem quer antecipar as compras de final de ano, com ofertas agressivas e prazos que favorecem tanto o lojista quanto o consumidor.


A lição? Para 2024, o segredo é se preparar agora, pra ontem. Com o Dia das Crianças, Black Friday e Natal em sequência, a chave do sucesso estará na estratégia: planejar e executar ações focadas em cada uma dessas datas, garantindo estoque, logística e uma comunicação eficaz com o cliente. Quem fizer isso, verá seu negócio prosperar não apenas em novembro, mas o ano inteiro. Quero deixar um trecho da fala da Gleidys Salvanha, diretora-geral de negócios para varejo e tecnologia do Google Brasil;


"As buscas por compras através do e-commerce cresceram 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, para os consumidores que já estão se preparando para as compras, 62% já manifestam desejo de compra para a data, frente a 44% no ano anterior.

A Black Friday viabiliza desejos, mas também possibilita compras do dia a dia e antecipa compras planejas para o futuro”, explica. Além disso, “2024 é o ano de diferenciação e os consumidores esperam mais das marcas”.


E aí, como você está planejando suas vendas para essas três datas? O que acha das expectativas para 2024? Escreve nos comentários ou me manda um direct!


Eu sou o João Rodrigo, fui sócio fundador da RLS Representações, atualmente da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há mais de 30 anos e o meu compromisso com esse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.


Se gostou do artigo, deixe aquele curtiu e compartilhe com outros empreendedores do setor. Vamos fazer de 2024 um ano de sucesso para todos!


Nos vemos no topo! 🚴‍♂️

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