Tô decidido, vou comprar uma bike!
Só ligar naquela bike shop que eu passo na frente todo dia, pergunto qual a melhor no preço que eu quero e mando entregar aqui em casa e passo o cartão, certo? ERRADO!
Há uns 20 a 30 anos, quando eu tava começando a atuar nesse segmento, até via alguma coisa parecida, o crédito ainda era no carnê, igual casas bahia kkk. Hoje, (digo hoje me referindo às mudanças dos últimos anos), assim como em todas as demais áreas, para comprar bicicleta o modus operandi também mudou!
Em 2010 o percentual de pessoas que usavam as redes para escolher ou efetivar a compra de bike era menos de 5% dos consumidores de bike, muito se devia ao perfil da bike e também do usuário, mas vou tentar ser breve e trazer somente números relevantes, pra não deixar a sua leitura cansativa.
Nos últimos 20 anos, a bike deixou de ser um meio de transporte e passou a ser o meio para um estilo de vida sustentável. Com a mudança do status, também mudou o perfil de consumidor desse produto, fazendo com que grandes motores de venda começassem a enxergar o enorme potencial e começaram a se enquadrar dentro do universo particular chamado ciclismo.
Uma curiosidade: você sabia que não são todas as transportadoras que aceitam entregar bicicletas? Éh, é tipo TV, um produto com valor agregado, a caixa tem dimensões muito grandes e toma muito espaço na carga do caminhão, fazendo com que o frete se torne inviável por exemplo pra uma bike sair do Rio Grande do Sul e viajar até a Bahia ou outro estado do norte e nordeste...
Por barreiras como essas, à medida que o ciclismo foi se expandindo, o mercado foi se adequando. Em meados de 2015 o mercado online aqueceu muito com os chamados market places (plataformas online onde lojistas anunciam seus produtos mesmo sem ter um site), mercadolivre, americanas, ponto frio, netshoes e tantos outros, foi a partir daí que a forma de comprar bicicleta foi atualizando, o espaço pra esse produto foi ficando mais amplo e o consumidor foi se adequando...
Com as enormes diferenças de custo operacional entre uma loja que tem funcionários, paga aluguel do espaço, mecânicos, vendedores, os comerciantes online usavam essa carta na manga para terem uma proposta de preço mais agressiva. Além dos custos operacionais, eles também não precisavam custear despesas como revisões e outros atributos que toda loja física habitualmente concede. E é exatamente aqui que pega o tema central dessa matéria, as diferenças entre comprar na internet ou na loja física...
Com o mercado profissionalizado no segmento, muitas lojas físicas passaram a vender na internet também, muito mais no pós-pandemia, onde até as indústrias morderam uma fatia desse mercado e passaram a negociar diretamente com o consumidor. O mercado ficou muito amplo e com muitas oportunidades, para o consumidor foi a melhor coisa que poderia ter ocorrido!
Sem mais delongas, vamos aos pontos positivos de comprar em um e outro lugar:
· Na loja física
Fácil acesso a revisões, manutenção e qualquer problema decorrente de garantia
Praticidade de testar o produto antes de comprar
Por a mão (muito coisa nossa, padrão dos latinos, ver com as mãos kkk)
Ajuste da bike ao perfil físico do usuário
Agilidade, você escolhe, paga e sai rodando na maioria dos casos
· Na internet
Menor preço em decorrência da ausência de custos como revisão, mecânicos, vendedores, espaço físico, exposição e tals...
Maior variação nas opções, na internet todos tem a mesma distância, a de um clique!
Pode comprar direto das indústrias que produzem, a maioria hoje já atua com venda direta ao consumidor, normalmente a indústria presta um pós-venda mais completo, embora mais demorado.
Não precisa dispor de logística própria para buscar a bike, ela chega no seu endereço, por mais que demore alguns dias a mais...
Basicamente essas são as principais vantagens de um e de outro modelo de compra, é claro que, na mesma proporção, existem para cada uma das formas de comprar, suas desvantagens também.
Sempre vale lembrar que essas são as principais referências, as circunstâncias que fazem a maioria preferir entre um ou outro, mas sempre tem as exceções. O valor agregado da bike, por exemplo, pode mudar essa experiencia; o conhecimento técnico do usuário também faz diferença, uma vez que ler algumas informações em um anúncio e não entender, aumenta o abismo entre expectativa e realidade, e depois que recebe a bike em casa, isso pode ser um transtorno. O bom é que de um ou de outro jeito, se você está lendo isso é porque está de alguma forma interessado em comprar uma bike nova ou melhorar a sua, e isso é uma ótima notícia!
A minha opinião é que independente de onde você escolher comprar, ou como, pesquise bastante antes, entendas as diferenças entre um e outro modelo, pergunte pra quem já pedala, peça opinião, ande em bike de colegas e veja aquilo que agrada e desagrada você, pode até existir um padrão, mas lembre-se que você não precisa se encaixar nele, faça da sua experiencia algo que vá te dar prazer, pois essa é a proposta máxima da bike, gerar praticidade e alegria aos seus usuários e adeptos.
Até o próximo post e boa compra...
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