![](https://static.wixstatic.com/media/f12644_26577a5878de4767acf49e6a3261ca44~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_677,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/f12644_26577a5878de4767acf49e6a3261ca44~mv2.jpg)
E aí você vai convicto da bike que quer comprar, de repente começa ver um monte de informações diferentes, e quanto mais caro fica menos marchas tem, o que antes eram 3 engrenagens na frente agora só tem uma, ou duas... aí começa a se questionar: Mas, por que? Qual a finalidade? Como saber se para o meu uso é 1, 2, ou 3 coroas?
Vem com a gente para tirar essas e muitas outras dúvidas!
O pedivela single (apenas 1 coroa) vem ganhando cada dia mais terreno entre as marcas e os usuários do MTB, além de reduzir significativamente o peso na transmissão da bike, simplifica o uso e gera muito mais rendimento.
Talvez o usuário do MTB amador e passeio não perceba o impacto desse kilinho a menos assim como a Elite do pedal, mas o quanto simplifica o uso, com certeza toca direto no coração de quem já passou raiva em algum momento que cruzou marchas ou, aprendendo a pedalar, errou o tempo de troca e precisou descer da bike e empurrar naquela subida monstra... Sim, isso é normal e quase todo mundo já passou por essa faaseee!
Um dos maiores desafios de quem está iniciando no ciclismo é entender o funcionamento da troca de marchas sem que haja o cruzamento da corrente. Com a orientação teórica isso fica muito claro na imagem abaixo,
![](https://static.wixstatic.com/media/f12644_e954b70ba1b647f492c7e0a12a8c874c~mv2.png/v1/fill/w_930,h_697,al_c,q_90,enc_auto/f12644_e954b70ba1b647f492c7e0a12a8c874c~mv2.png)
mas na hora do primeiro, segundo pedal, traduzir isso na prática em plena subida, dividindo a pista com carros que passam tirando fina ou então numa estrada cascalhada é que se torna um terror!
As transmissões com coroas single começaram a ganhar mercado por volta de 2010 nas bikes MTB profissionais, inseridas por Sram e Shimano. A aposta foi tão assertiva que a Sram chegou a afirmar na época que nunca mais produziria câmbio dianteiro para as suas transmissões de ponta. Logo após, outras marcas de grande impacto no mercado também passaram a produzir suas transmissões baseadas no mesmo princípio, SunRace, Microshift, entre outras...
Beleza. Mas e aí? Continuo sem saber se para mim o ideal é 1, 2 ou 3... Vamos chegar lá apresentando fatos!
Até muito pouco tempo, o sistema com 1 coroa tinha um investimento muito elevado, fazendo jus à qualidade e à tecnologia aplicada para os produtos de competição. Por volta de 2016/2017 foram entrando no mercado novas marcas, modelos, começava então a febre das bikes 2x10 (2 coroas na frente com 10 catracas atrás).
Os modelos foram tão bem absorvidos pelos ciclistas amadores que não demorou a subir o degrau para 1x10 ou 1x11 e posteriormente 1x12, desde então vem se tornando cada dia mais comum e desejável pelos ciclistas, com a demanda maior, a concorrência normal de mercado fez o valor do produto ficar mais acessível. Dito isto, podemos responder: Muito provável que é o ideal para você!
A missão do sistema single é entregar mais com menos, isso é, menos troca de marchas, mais facilidade e simplicidade no sistema de trocas. E para que a resposta seja mais assertiva, faça um teste e responda a você mesmo essas simples perguntas abaixo:
1. Você gostaria de mudar de marchas com mais agilidade em seus pedais e trilhas?
2. Quer um nível de resposta imediato para subidas sem se complicar trocando marchas com as 2 mãos?
3. Você é um iniciante que não tem experiência com a troca de marchas mesmo nas subidas urbanas da sua cidade?
4. Quer evitar cruzar marchas, fazendo com que gere um desgaste em excesso na corrente e na relação da bike?
Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, você deveria pensar em adotar uma única coroa para a sua bike ou adquirir uma bike já com esse tipo de transmissão.
Existe algum ponto negativo no sistema single? Sim!!!
Para os amantes do famoso “longão”, a turma dos 100 / 150km em estradas de chão batido, asfalto plano ou descidas, normalmente sentem falta de marchas mais pesadas para atingir uma maior velocidade, mas aí estamos falando de um outro público, inclusive para esses, a mais nova sensação do mercado são as bikes Gravel, mas falamos dessa novidade em um outro artigo.
Um fato curioso é que o sistema com coroa única ainda é comercializado pela maioria das marcas como algo que serve somente para pedais de performance, são poucas as marcas que adotaram a tecnologia e praticidade em favor do iniciante, isso causa certa dificuldade no acesso por parte daqueles que às vezes evitam até de testar uma bike nesse formato por se assustarem com o preço, fruto de uma queda de braço comercial.
Como os maiores fabricantes de bicicletas montam suas bikes com transmissão shimano ou sram e estes não tem uma linha single para bikes intermediárias, os mecânicos e vendedores das lojas não se sentem seguros o suficiente para defenderem a ideia na ponta com o consumidor ou pelo menos mencionar que existe essa alternativa. Isso explica o fato desse sistema ainda ser desconhecido por muitos usuários, diferente de países europeus que já comercializam as bikes com transmissão 1x8 e 1x9 há bastante tempo.
Se você realmente deseja maior eficácia, menor peso na bike, dizer adeus à complicação de trocar de marchas com as 2 mãos e parar de se enrolar todo com o cruzamento da corrente, convidamos você a “repensar essa relação”...rs
A Prowest é uma das poucas marcas presente em todo o território nacional que já comercializa a linha completa com transmissão Single, 1x8 – 1x9 – 1x10 – 1x11 e 1x12v. Os valores são totalmente acessíveis e a marca disponibiliza vídeos técnicos, orientações e também reposição de 100% dos componentes para comercialização no caso de manutenção futura. Se você ainda não conhece esse modelo de transmissão de marchas, entre no site da marca que estará logo abaixo, pesquise pelo Revendedor mais próximo de você e agende um TEST RIDE.
Gostou desse artigo? Ele foi útil para você? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro das principais novidades do ciclismo. https://www.prowestbike.com.br/
Comments