Qual é o custo inicial? Quais são os equipamentos necessários? Como escolher a melhor localização e o número certo de funcionários? Hoje você vai saber como montar uma bicicletaria de sucesso a partir do zero.
Se você é ciclista, tem admiração pelo segmento ou sonha em montar uma bike shop, vem de cabeça nessa leitura que vai dar bom!
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_7194eb6bfb714942b96c0eb3b8096185~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/11062b_7194eb6bfb714942b96c0eb3b8096185~mv2.jpg)
Vamos lá, papel e caneta e bora se planejar pra sua bike shop...
Uma bike shop compacta tem como principais funções: consertar, reparar e conservar bicicletas. Embora a margem de lucro do setor de serviços seja maior, a escala e volume de vendas são mais prováveis com as peças, acessórios e bicicletas, principalmente.
O momento atual é muito bom para montar uma bike shop, nunca se falou tanto no Brasil em mobilidade sustentável como hoje, são assuntos quentes, que tomam pautas políticas regionais e nacionais. Atualmente, algumas metrópoles estão investindo em ciclovias para reduzir os engarrafamentos de trânsito e preservação das áreas verdes. Programas de combate à poluição, por exemplo, também contribuem para o crescimento do hábito de andar de bicicleta.
Sem mais delongas, vamos ver como estruturamos essa análise:
Quanto custa abrir uma bike shop?
Quanto lucra uma bike shop? Faturamento e Margem de Lucro
Equipamentos e Ferramentas para a oficina
Quantos funcionários precisa para abrir uma bike shop?
Concorrência e mercado no setor de bicicletas
Localização ideal para abrir uma bike shop
Público-alvo da oficina de bikes
Quanto custa montar uma bike shop?
Antes de montar sua loja, é fundamental elaborar um plano financeiro, onde os valores levarão em conta as particularidades do seu negócio como tamanho, local e perfil de ciclistas que será atingido.
Para ajudá-lo, fizemos uma simulação com o Simulador de Negócios, utilizando dados aproximados. Esse valor pode variar de acordo com o porte do empreendimento, serviços oferecidos, marcas de atuação, etc.
No geral, uma bike shop de pequeno porte, com área de 90m², vai precisar de um investimento aproximado de 35 mil reais. Isso entre reformas no ponto, equipamentos e material de trabalho, capital de giro, entre outros.
Caso trabalhe com a venda de peças e bicicletas MTB de performance, o investimento pode variar entre 60 e 80 mil reais. Ele dependerá do estoque e regras de compra que cada marca tem, isso influencia muito no capital de giro.
![](https://static.wixstatic.com/media/f12644_6e14d1d93aa246ff983b6fed50947e59~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_92,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/f12644_6e14d1d93aa246ff983b6fed50947e59~mv2.jpg)
Os valores foram gastos assim:
Reforma e reparos
Uma pequena adaptação do ponto comercial, pintura, legalização, acabamentos e reparos projetam algo em torno de entre 3 mil reais.
Móveis e equipamentos
A compra de móveis, como mesas, cadeiras e armários, mais os equipamentos e ferramentas de trabalho, como compressor de ar, máquina de vulcanização, tanques em cimento e azulejos, ferramentas específicas de manutenção, peças de reposição de maior giro e alguns acessórios na figuram na faixa de uns 20 mil reais.
Capital de giro
Enquanto isso, o capital de giro médio ficou entre 6 e 12 mil reais, dependendo da negociação que você conseguir com a marca de bikes para a primeira compra.
Quanto lucra uma bike shop compacta? Faturamento e Margem de Lucro
Uma bike shop compacta tem capacidade de gerar um faturamento mensal de 12 a 20 mil reais nos primeiros 3 meses. Isso significa um ganho líquido de 7 a 10 mil reais.
A expectativa é que leve de 3 a 6 meses para atingir um faturamento médio de 50 mil reais, configurando 2/3 desse faturamento com venda de peças (+ ou menos 35 mil reais), acessórios e bicicletas, o outro 1/3 (por volta de 15 mil reais) com serviços em geral.
Sendo assim, a margem de lucro geral varia entre 22% e 35%.
Equipamentos e Ferramentas para a oficina
Para montar a parte de oficina, você vai precisar de um espaço de pelo menos 90 m². No entanto, considere as possibilidades de uma futura expansão.
Aproveite ao máximo a iluminação natural do sol, pois isso ajuda a economizar no consumo de energia.
A divisão de ambientes será a seguinte:
balcão de atendimento e vendas de peças;
oficina;
estoque.
layout de exposição de bikes
Também é interessante pensar em um espaço de exposição de produtos e autoatendimento tipo supermercado, para venda de peças e acessórios. Nesse caso, se for necessário compactar o espaço para aumentar a quantidade de bikes, organize um mostruário com racks de aço.
A área da oficina deve ter espaço suficiente para:
montagem e desmontagem de bicicletas;
instalação de uma estante para estoque;
depósito de peças;
tanque para lavagem;
bancada de trabalho;
quadro de ferramentas.
Entre os equipamentos necessários para a oficina estão:
compressor de ar;
máquina de vulcanização;
mala de ferramentas própria de ciclismo;
morsa tipo prensa;
bancada de apoio;
tanques lavatório;
ferramentas universais tipo fenda, phillips, allen, fixas e reguláveis;
entre outros.
Quantos funcionários precisa para abrir uma bike shop?
Quando está iniciando em um modelo de bike shop compacta, o ideal é que o dono exerça ao menos uma das atividades descritas, assim consegue reduzir o custo fixo no início, assim como acompanhar de perto a movimentação do negócio, as oportunidades e as particularidades necessárias para adequação com maior agilidade, além de compor a grade com pessoas de iniciativa e comprometidos com seu negócio. Uma bike shop compacta, por exemplo, que faça manutenção, venda peças e bikes, pode iniciar com 3 profissionais. São eles:
gerente – responsável pela parte administrativa, financeira, compras e controle de estoque; (pode ser o vendedor também, se tiver o conhecimento técnico necessário)
vendedor – cuida do atendimento técnico ao cliente e venda de produtos;
mecânico – responsável pelos diagnósticos, consertos, manutenção e montagem das bicicletas.
![](https://static.wixstatic.com/media/f12644_ecb0e1825e034821a334720dbd3d9cf3~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/f12644_ecb0e1825e034821a334720dbd3d9cf3~mv2.jpg)
Concorrência e mercado no setor de bicicletas
O mercado de bicicletas está aquecido no Brasil. De acordo com o IBGE, já existem mais bicicletas que veículos, além de ser um mercado crescente atualmente, tem previsão de longevidade.
O incentivo ao uso da bicicleta é uma tendência mundial que está ganhando cada vez mais força aqui no país. Isso porque os benefícios para a saúde são vários, além de reduzir a poluição e os congestionamentos em grandes centros.
A concorrência é considerada de baixa a média, dependendo da região. Assim, é possível dizer que tem espaço no mercado para novas bike shops, sobretudo com ambientes de chegada e saída de turmas e grupos de ciclistas.
Localização ideal para abrir uma bike shop
A escolha da localização do ponto comercial é importante para uma bike shop, tanto como a estratégia utilizada na captação dos clientes. Logo, o ideal é optar por pontos em meio à grande circulação de ciclistas ou que facilite a chegada e saída para acesso às rotas de ciclismo. Um fator importante a ser observado é o estacionamento, seja no local ou na rua em frente ao ponto comercial, hoje é muito comum ciclistas marcarem a saída para o pedal a partir de bike shops e irem até o local de carro, levando a bike no transbike.
Pode ser próximo a ciclovias, ciclofaixas, avenidas largas que comportem o acesso pedalando, por exemplo, ou lugares por onde os ciclistas costumam andar.
Público-alvo da oficina de bikes
Por fim, o público das bike shops é bem alternativo, desde crianças até adultos, que utilizam a bike tanto como meio de transporte quanto em momentos de lazer.
Você pode optar por segmentar o seu negócio para um determinado público, por exemplo: bicicletas de performance, bicicletas de uso urbano, bicicletas de transporte e infantil, bicicletas de passeio rural e acessórios para esses públicos. Mas é importante verificar a demanda na sua cidade ou da estratégia que irá adotar para o caso de atuar com a venda online, isso interfere inclusive na escolha dos profissionais a serem contratados!
Montar uma bike shop é uma boa ideia?
Certamente pode ser uma excelente ideia! Contudo lembre-se de fazer um planejamento antes de iniciar, a Prowest pode ajudar você com isso de forma gratuita.
Através dele, você descobrirá se os valores de investimento, a lucratividade e o capital de giro correspondem às suas expectativas.
Com a clareza do negócio projetada, as chances de sucesso de sucesso nessa empreitada são muito mais altas.
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e acompanhe as novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora no ciclismo.
Precisa de ajuda para montar ou evoluir uma bike shop? Então escreva sua dúvida nos comentários ou entre em contato.
Um abraço do Rodrigo e do time da Prowest Bike e até logo!