top of page

Dona Francisca, SC tem mais um Circuito de Cicloturismo

Rodrigo Silva

Em um evento para lançar mais uma rota de cicloturismo para Santa Catarina, o distrito de Pirabeiraba (SC) contou com a participação de cicloturistas locais, autoridades e parceiros para prestigiar o novo circuito. Dessa vez foi o Circuito de Cicloturismo Dona Francisca. Com uma paisagem de cair o queixo, a rota pretende atrair turistas do mundo todo possibilitando a interação com a cultura local e impulsionando a economia da cidade.


Foto: Fundação Turística de Joinville.


O circuito


São vários roteiros diferentes que compõem o Circuito e somam pouco mais de 300 km ao todo. As rotas passam pelo litoral e pelo interior, com exuberantes áreas de mata atlântica e outros atrativos naturais, juntamente com espaços urbanos que desenham a história de Joinville (SC). A primeira é a rota do Piraí (com aproximadamente 40 km) compreendida totalmente dentro do município catarinense e está inteiramente implantada, segundo a comissão, com a sinalização completa.


As demais rotas enfrentam um empecilho com relação à sinalização, pois o percurso delas envolve outros municípios além de Joinville. As rotas do Quiriri e da Estrada Bonita, por exemplo, terminam na cidade de Garuva, também em SC; já a rota do Rio do Júlio passa pela cidade de Schroeder e finaliza retornando a Joinville. E a rota da Babitonga percorre o município de “São Xico” (São Francisco do Sul). Por conta disso há limitação na utilização da verba pública, já que foi disponibilizada apenas para o município de Joinville, situação que em breve deverá ser resolvida junto à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC).


Ainda só é possível ter acesso ao mapa das rotas por meios eletrônicos, limitação que deve ser resolvida em breve, inclusive com a inclusão de mais um trecho na rota do Quiriri.


Foto: Pedaleiro MTB.


A iniciativa


Idealizada em 2015, à época Santa Catarina já possuía 3 circuitos consolidados de cicloturismo com reconhecimento internacional – o Vale Europeu, o Caminho das Araucárias, e a rota Costa Verde Mar – a ideia inicial era um grande circuito de ligação entre as rotas tradicionais, porém com a estrutura e acessibilidade que o município de Joinville tem.


O circuito inicialmente se chamaria “Roteiro dos Príncipes”, em virtude de ajustes e geolocalização no entorno de Joilville foi renomeado como “Cicloturismo Dona Francisca”. Vale lembrar que a menção do nome inicial muito tem haver com o fato de Joinville ser de colonização alemã, assim como o estado de SC que tem uma presença europeia muito forte no seu povo.


Foto: Aliança Bike.


A rota do Piraí, por exemplo, termina em uma região conhecida como “Quadrado” ou “Neudorf” (vila nova em alemão), local onde seria possivelmente construído o centro de Joinville. “Conta a história que por um pouco de preguiça do organizador que veio com a primeira barca para colonizar a região, ele acabou ficando aqui na beira do rio, diz Arquelau, presidente do Pedala Joinville. Ele diz ainda que há um "trabalho formiguinha" para gerar uma rede de serviços ao longo do trecho, ofertando pontos de apoio e recepção adequadas.


Com isso, o estado de SC mantém a fama de maior investidor no cicloturismo do Brasil.


Em breve escrevo para falar de outro circuito que está pra ser lançado, dessa vez no Paraná. Tive a oportunidade de conhecer mais de perto a história embrionária por um dos personagens principais desse roteiro que, em parte, conheço por ser de dentro do meu quintal, me sujei algumas vezes por caminhos que em breve estarão demarcados e serão muito difundidos e visitados por ciclistas do Brasil e do mundo.


Se gostou desse artigo e foi útil para você, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do ciclismo.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page